Traduzir o Blog

quinta-feira, 25 de março de 2010

OUTRAS MARCAS


Puma Veículos e Motores

VOLKSWAGEN


A Volkswagen (pronuncia-se "folks váguen", traduzido: "carro do povo"), ou simplesmente Volks (pronuncia-se "folks", traduzido: "do povo"), é uma das maiores fabricantes de automóveis do mundo, com sede mundial na cidade de Wolfsburg, Alemanha.

O Grupo Volkswagen, além da marca Volkswagen, é também proprietário das marcas Audi, Bentley, Bugatti, Lamborghini, Seat, Skoda e Volkswagen Caminhões e recentemente acionista controladora da Scania.

Em março de 2011, a Volkswagen adquiriu o segmento comercial da Porsche, por 3,3 bilhões de euros, tendo assim o direito de negociar e operar pela marca "Porsche", fazendo com que a Volkswagen fique mais próximo à fusão com a "PHS" (Porsche Holding Salzburg).

A Volkswagen também patrocina alguns eventos esportivos, como o Rali Dakar, a Seleção Argentina de Futebol, a Seleção Brasileira de Futebol e a Seleção Neozelandesa de Futebol, além da Academia do David Beckham. Também patrocinou os Jogos Olímpicos de Verão de 2008 e patrocina o time alemão VfL Wolfsburg.

Década de 30, século XX, Alemanha

A origem da empresa remonta à década de 1930, na Alemanha nazista, e ao projeto de construção do automóvel que ficaria conhecido no Brasil como "Fusca", em Portugal como "Carocha", na Alemanha como "Käfer" e nos Estados Unidos e Reino Unido da Grã-Bretanha, como "Beetle". O desejo de Adolf Hitler era o de um automóvel barato, e que qualquer pessoa pudesse comprá-lo através de um sistema de poupança voltado para sua aquisição, uma espécie de programa de carro popular. O engenheiro encarregado de desenvolver o modelo foi Ferdinand Porsche (1875-1952), apesar de grande parte de seu desenho ter sido inspirado nos carros desenvolvidos por Hans Ledwinka para a empresa Tatra.

Cerca de 336 mil pessoas pagaram pelo modelo, e protótipos do carro, chamados em alemão KdF-Wagen (KDF significa Kraft durch Freude, em português, "força através da alegria", um dos lemas do Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães, o conhecido Partido Nazista), surgiram a partir de 1936, sendo os primeiros modelos produzidos em Stuttgart. O carro já possuía as curvas de seu formato característico e o motor refrigerado a ar, de quatro cilindros, montado na traseira, similar ao Tatra. Erwin Komenda, chefe de desenho da Porsche de longa data, desenvolveu o corpo do protótipo que seria igual ao dos Carochas/Fuscas posteriores.

A nova fábrica - implantada numa cidade que foi criada em torno da mesma e batizada de KdF-Stadt (atual Wolfsburg) - só havia produzido algumas unidades quando a Segunda Guerra Mundial iniciou-se em 1939. Como consequência da guerra, sua produção foi adaptada para veículos militares, como o jipe Kübelwagen, o modelo anfíbio Schwimmwagen e o Kommandeurwagen.

Volkswagen no Brasil

Volkswagen Brasil é uma empresa automobilística brasileira. Foi fundada em 1953 e é uma subsidiária da Volkswagen AG.

Após a China, o Brasil é o país onde a Volkswagen tem a maior presença mundial fora da Alemanha. As suas origens remontam a 1950 a partir da idéia de Heinz Nordhoff, então presidente da Volkswagen na Alemanha, de expandir seus mercados para novos países.

Durante a sua existência, a Volkswagen do Brasil tem desenvolvido modelos próprios e variantes adequadas para diversos mercados na América Latina e África, substituindo ou complementando modelos projetados para a Europa.

A empresa ocupa uma posição estratégica a nível mundial dentro da organização da Volkswagen por ser encaragado da produção do Fox para todos os mercados no mundo em que este modelo está presente. A empresa também produz para o Canadá e para diversos mercados na América Central e do Sul a quarta geração do Golf.

A Volkswagen do Brasil possui cinco fábricas no Brasil: Resende (RJ), São Bernardo do Campo (SP), São Carlos (SP), São José dos Pinhais (PR) e Taubaté (SP).

Modelos

    * Fusca
    * Brasília
    * Volkswagen 1600
    * SP2
    * Kombi
    * Volkswagen Gol
    * Golf
    * Voyage
    * Parati
    * Nova Saveiro
    * Novo Fox
    * SpaceFox
    * Crossfox
    * Polo
    * Polo Sedan
    * Bora
    * Passat
    * Passat Variant
    * Passat CC
    * Volkswagen Sharan
    * Touareg
    * Tiguan
    * Eos
    * Novo Gol
    * Gol G4
    * Jetta
    * Jetta Variant
    * New Beetle
    * Amarok

RENAULT

Página em construção

TOYOTA

Página em construção

MERCEDES-BENZ

Página em construção

HONDA

Página em construção

FORD


Ford Motor Company é uma produtora de automóveis estadunidense, uma das maiores do mundo, fundada em 1903 por Henry Ford. Sediada em Dearborn, subúrbio de Detroit, no estado de Michigan nos Estados Unidos, é constituída pelas marcas Ford, Volvo Cars, Lincoln, Mercury, e recentemente a Troller, montadora de veículos off-road do estado do Ceará. Atualmente o Presidente ("Chairman") da empresa é o bisneto de Henry Ford, William Ford Jr.

A Ford nos últimos anos vem passando por uma reformulação com vistas a redução de folha de pagamento e custos de produção. Pra custear tal reformulação vendeu algumas marcas do seu acervo, tais como a Aston Martin, Land Rover, Jaguar e Volvo. O conceito de carro global atualmente é uma coisa necessária em função de redução de custos de produção e ciente disso a Ford já elegeu seu carro chefe dessa nova fase: O Ford Fiesta. Carro elaborado com base no conceito Verve é o novo projeto global da marca, a Ford disse recentemente em nota oficial de que o novo Ford Fiesta é o Ford T do século XXI. Esse lançamento vem com certeza firmar a boa participação da Ford no velho continente.

No ano de 2008 a Ford lidera as vendas de automóveis por lá vendendo até agosto mais de um milhão de automóveis.Com relação ao seu principal mercado, os EUA, a Ford pretende depois de muitos anos lançar o novo Fiesta por lá. O novo Fiesta será fabricado no México e comercializado em toda américa do norte. Existem especulações de que não só o novo Fiesta bem como o novo Ford Ka seria também comercializado na América do Norte.

A Ford do Brasil começou seus primeiros investimentos em 1919, sendo a primeira produtora de automóveis a se instalar no Brasil. Possui atualmente fábricas nas cidades de São Bernardo do Campo, Taubaté e Camaçari (BA), além de um campo de provas na cidade de Tatuí.

Modelos comercializados no Brasil

* Ford Ka
* Ford Fiesta
* Ford Fiesta Sedan
* Ford Focus
* Ford Focus Sedan
* Ford Fusion
* Ford Fusion Hybrid
* Ford EcoSport
* Ford Ranger
* Ford F-250
* Ford Courier
* Ford Courier Van
* Ford Edge
* Ford Transit
* Ford F-1000
* Ford Cargo

Outros modelos

* Ford Belina (1970-1986)
* Ford Del Rey (1981-1991)
* Ford Del Rey Belina (1986-1991)
* Ford Corcel (1968-1986)
* Ford Crown Victoria (1955-1956; 1979-presente)
* Ford Escort (1983-2003)
* Ford Galaxie (1967-1979)
* Ford Landau (1971-1983)
* Ford Mustang (1964-presente)
* Ford Maverick (EUA: 1969-1977; Brasil: 1973-1979)
* Ford Pampa (1982-1997)
* Ford Taurus (1986-2006; 2008-presente)
* Ford Telstar (1983-1999)
* Ford Tempo (1984-1994)
* Ford Ten
* Ford Territory (2004-presente)
* Ford Thunderbird (1955-1997, 2002-2005)
* Ford Torneo
* Ford Torino (1968-1976)
* Ford Verona (1989-1996)
* Ford Vedette (1948-1954)
* Ford Versailles (1991-1997)
* Ford Victoria (1931)
* Ford Woody
* Ford W-Series (1966-1977)
* Ford Windstar (1995-2006)
* Ford Zephyr (1950-1971)
* Ford Zodiac (1950-1971)

Fonte: Wikipédia

FIAT



O nome FIAT é um acrônimo de Fabbrica Italiana Automobili Torino ("Fábrica Italiana Automobilística de Turim" em português), mas também pode significar "faça-se" em Latim. Fundada por Giovanni Agnelli, em 11 de Julho de 1899. Seu neto, Gianni Agnelli, chefiou a FIAT de 1966 até sua morte em Janeiro de 2003, quando foi sucedido por seu irmão Umberto Agnelli. Depois da morte de Umberto, em 2004, Luca Cordero di Montezemolo foi nomeado presidente da empresa, porém o herdeiro de Agnelli, John Elkann, tornou-se vice-presidente, com 28 anos. Outros membros da família Agnelli continuam na direção.

As atividades do grupo eram inicialmente centralizadas na fabricação de automóveis e de veículos industriais e agrícolas. Na primeira década do século XX já fabricava também locomotivas, e, com o início da Primeira Guerra Mundial, passou a fabricar ambulâncias, metralhadoras e até motores para submarinos. Com o tempo, diversificou suas atividades, e hoje o grupo atua em vários setores industriais e financeiros. O centro de suas atividades industriais está na Itália, porém atua através de subsidiárias em 61 países, com 1063 unidades que empregam 223.000 pessoas, 111 mil das quais fora da Itália.

A empresa está presente em diversos países. Foi uma das pioneiras na construção de fábricas no Leste Europeu, especialmente na antiga União Soviética, com fábricas em Vladivostok, Kiev e Togliattigrad. A empresa russa AutoVAZ (mais conhecida por Lada) é o exemplo mais conhecido. Possui hoje fábricas no Brasil , Turquia, China, Polónia, Argentina, África do Sul e Índia, onde produz modelos adaptados aos mercados locais e às vezes voltados à exportação, como a linha Palio. No Brasil, segundo o site da montadora, a FIAT está instalada desde 1973 em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e hoje lidera a produção e as vendas no mercado do país, tornando-se a mais importante unidade produtora fora da Itália. Sua planta de Betim é a maior produtora de veículos do Grupo no mundo. Ao fim de 2010 a FIAT anunciou que terá, além da planta em Betim, uma planta no complexo de Suape, estado do Pernambuco, com capacidade para montar mais 200 mil carros/ano[1], tornando assim a capacidade produtiva da fiat no Brasil na casa dos 350 mil carros por ano.

Nos Estados Unidos, porém, a marca Fiat teve pouco sucesso devido à fragilidade dos primeiros modelos, e o acrônimo "Fiat" tornou-se conhecido como "Fix It Again, Tony" (conserte-o de novo, Tony). Já as marcas Ferrari, Maserati, Lancia e Alfa Romeo, todas da FIAT, têm prestígio mundial. No Brasil, a marca FIAT começou a adquirir prestígio em meados de 1980 com o lançamento de carros populares (como o Uno). Posteriormente, apresentou carros com qualidade e motores superiores, consquistando grande parte do mercado brasileiro de automóveis.

Modelos Fiat atualmente produzidos no Brasil

* Fiat Doblò
* Fiat Ducato
* Fiat Fiorino (furgão)
* Fiat Idea Adventure
* Fiat Mille
* Fiat Linea
* Fiat Palio
* Fiat Palio Weekend
* Fiat Punto
* Fiat Siena
* Fiat Novo Uno
* Fiat Strada
* Fiat Uno Furgão
* Fiat Nuova 500
* Fiat Bravo
* Fiat Idea
* Fiat 1.8 R

Modelos Antigos

* Fiat 147
* Fiat 147 Fiorino
* Fiat Brava
* Fiat Elba
* Fiat Marea
* Fiat Oggi
* Fiat Tempra
* Fiat Tipo
* Fiat Prêmio
* Fiat Panorama
* Fiat Uno Turbo i.e
* Fiat Palio


Fonte: Wikipédia

CHEVROLET



Chevrolet é um fabricante de veículos motorizados americana,conhecida também pela abreviação "Chevy", é pertencente a uma das maiores marcas de automóveis do mundo, a General Motors (GM) juntamente com as europeias Opel e Vauxhall.

A Chevrolet, nos Estados Unidos, marcou época produzindo carros conhecidos internacionalmente como o Corvette, o Camaro entre muitos outros.

A Chevrolet, no Brasil também marcou época com os automóveis:

* Chevrolet Opala
* Chevrolet Monza
* Chevrolet Vectra
* Chevrolet Omega
* Chevrolet Kadett
* Chevrolet Astra
* Chevrolet Chevette

Fonte: Wikipédia