Traduzir o Blog

quinta-feira, 25 de março de 2010

VOLKSWAGEN


A Volkswagen (pronuncia-se "folks váguen", traduzido: "carro do povo"), ou simplesmente Volks (pronuncia-se "folks", traduzido: "do povo"), é uma das maiores fabricantes de automóveis do mundo, com sede mundial na cidade de Wolfsburg, Alemanha.

O Grupo Volkswagen, além da marca Volkswagen, é também proprietário das marcas Audi, Bentley, Bugatti, Lamborghini, Seat, Skoda e Volkswagen Caminhões e recentemente acionista controladora da Scania.

Em março de 2011, a Volkswagen adquiriu o segmento comercial da Porsche, por 3,3 bilhões de euros, tendo assim o direito de negociar e operar pela marca "Porsche", fazendo com que a Volkswagen fique mais próximo à fusão com a "PHS" (Porsche Holding Salzburg).

A Volkswagen também patrocina alguns eventos esportivos, como o Rali Dakar, a Seleção Argentina de Futebol, a Seleção Brasileira de Futebol e a Seleção Neozelandesa de Futebol, além da Academia do David Beckham. Também patrocinou os Jogos Olímpicos de Verão de 2008 e patrocina o time alemão VfL Wolfsburg.

Década de 30, século XX, Alemanha

A origem da empresa remonta à década de 1930, na Alemanha nazista, e ao projeto de construção do automóvel que ficaria conhecido no Brasil como "Fusca", em Portugal como "Carocha", na Alemanha como "Käfer" e nos Estados Unidos e Reino Unido da Grã-Bretanha, como "Beetle". O desejo de Adolf Hitler era o de um automóvel barato, e que qualquer pessoa pudesse comprá-lo através de um sistema de poupança voltado para sua aquisição, uma espécie de programa de carro popular. O engenheiro encarregado de desenvolver o modelo foi Ferdinand Porsche (1875-1952), apesar de grande parte de seu desenho ter sido inspirado nos carros desenvolvidos por Hans Ledwinka para a empresa Tatra.

Cerca de 336 mil pessoas pagaram pelo modelo, e protótipos do carro, chamados em alemão KdF-Wagen (KDF significa Kraft durch Freude, em português, "força através da alegria", um dos lemas do Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães, o conhecido Partido Nazista), surgiram a partir de 1936, sendo os primeiros modelos produzidos em Stuttgart. O carro já possuía as curvas de seu formato característico e o motor refrigerado a ar, de quatro cilindros, montado na traseira, similar ao Tatra. Erwin Komenda, chefe de desenho da Porsche de longa data, desenvolveu o corpo do protótipo que seria igual ao dos Carochas/Fuscas posteriores.

A nova fábrica - implantada numa cidade que foi criada em torno da mesma e batizada de KdF-Stadt (atual Wolfsburg) - só havia produzido algumas unidades quando a Segunda Guerra Mundial iniciou-se em 1939. Como consequência da guerra, sua produção foi adaptada para veículos militares, como o jipe Kübelwagen, o modelo anfíbio Schwimmwagen e o Kommandeurwagen.

Volkswagen no Brasil

Volkswagen Brasil é uma empresa automobilística brasileira. Foi fundada em 1953 e é uma subsidiária da Volkswagen AG.

Após a China, o Brasil é o país onde a Volkswagen tem a maior presença mundial fora da Alemanha. As suas origens remontam a 1950 a partir da idéia de Heinz Nordhoff, então presidente da Volkswagen na Alemanha, de expandir seus mercados para novos países.

Durante a sua existência, a Volkswagen do Brasil tem desenvolvido modelos próprios e variantes adequadas para diversos mercados na América Latina e África, substituindo ou complementando modelos projetados para a Europa.

A empresa ocupa uma posição estratégica a nível mundial dentro da organização da Volkswagen por ser encaragado da produção do Fox para todos os mercados no mundo em que este modelo está presente. A empresa também produz para o Canadá e para diversos mercados na América Central e do Sul a quarta geração do Golf.

A Volkswagen do Brasil possui cinco fábricas no Brasil: Resende (RJ), São Bernardo do Campo (SP), São Carlos (SP), São José dos Pinhais (PR) e Taubaté (SP).

Modelos

    * Fusca
    * Brasília
    * Volkswagen 1600
    * SP2
    * Kombi
    * Volkswagen Gol
    * Golf
    * Voyage
    * Parati
    * Nova Saveiro
    * Novo Fox
    * SpaceFox
    * Crossfox
    * Polo
    * Polo Sedan
    * Bora
    * Passat
    * Passat Variant
    * Passat CC
    * Volkswagen Sharan
    * Touareg
    * Tiguan
    * Eos
    * Novo Gol
    * Gol G4
    * Jetta
    * Jetta Variant
    * New Beetle
    * Amarok